NOTÍCIAS  /  NOTÍCIAS  /  Águia-imperial no Festival de Sagres e ObservaNatura
NOTÍCIAS
Águia-imperial no Festival de Sagres e ObservaNatura
2015-10-12

Na sua 6º edição, o Festival de Observação de Aves e Atividades de Natureza atraiu, como habitualmente acontece, muitos observadores de aves a Sagres. O festival decorreu de 1 a 4 de Outubro com um programa de atividades vasto e diversificado. O Projeto LIFE Imperial enriqueceu este programa com uma palestra e um minicurso sobre a identificação das diferentes plumagens da espécie. A palestra intitulada “ A Águia-imperial-ibérica: a espécie, as ameaças e o Projeto LIFE Imperial” consistiu na apresentação da espécie, as ameaças que a afetam e os objetivos e ações do Projeto LIFE Imperial. O minicurso pretendeu capacitar os participantes para a identificação e distinção das 6 plumagens de Águia-imperial sucessivas até adquirir o seu aspeto definitivo com a plumagem de adulto. A correta identificação das plumagens pelo observador permite identificar cada indivíduo e avaliar a sua idade, auxiliando na conservação desta espécie.


A 7ª edição da Feira “ObservaNatura”, dedicada ao turismo ornitológico, com particular ênfase na observação de aves, realizou-se na Herdade da Mourisca em Setúbal, nos dias 10 e 11 de Outubro. O Projeto LIFE Imperial deu a conhecer a Águia-imperial e as ações do projeto numa palestra. Pretendeu-se ainda sensibilizar fotógrafos e operadores turísticos e envolvê-los na elaboração de um código de conduta para o turismo e fotografia de natureza, promovendo a adoção de boas práticas nestas atividades.


Empenhado na conservação da Águia-imperial e do seu habitat, o Projeto LIFE Imperial tem feito um esforço acrescido na divulgação da espécie e das suas ameaças, sensibilizando para a sua conservação. A participação em eventos de grande abrangência permite alcançar um público vasto, promovendo o projeto e os esforços de preservação da espécie e mobilizando a sociedade para a conservação da natureza.

Águia-imperial em destaque no Festival de Sagres e ObservaNatura