NOTÍCIAS  /  NOTÍCIAS  /  Águia-imperial recuperada foi devolvida à natureza
NOTÍCIAS
Águia-imperial recuperada foi devolvida à natureza
2016-11-17

Em julho deste ano, durante os trabalhos de monitorização do Projeto LIFE Imperial, foi observada uma cria de Águia-imperial-ibérica no ninho, localizado no concelho de Mértola, na sua fase final de desenvolvimento, com um alarmante problema de queda de penas, que a incapacitava de efetuar os primeiros voos. A avaliação feita no local identificou a necessidade de uma intervenção rápida e encaminhamento da cria para o Centro de Recuperação de Animais Silvestres de Lisboa (LxCRAS), gerido pela Câmara Municipal de Lisboa.

Durante 4 meses, a jovem águia foi cuidadosamente acompanhada pela equipa do LxCRAS, tendo recebido tratamento que permitiu a recuperação das penas, e treino para aprender a caçar. A Águia-imperial juvenil nascida em abril, um macho com agora cerca de 6 meses, foi devolvido à natureza no dia 15 de novembro, no concelho de Mértola, próximo do local onde nasceu.

Esta intervenção foi levada a cabo por técnicos do ICNF, TRAGSATEC e LPN, parceiros do Projeto LIFE Imperial, e contou com a presença da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza Célia Ramos, do Presidente do ICNF Rogério Rodrigues e do Presidente da Câmara Municipal de Mértola Jorge Rosa, entre outros convidados.
 

A devolução à natureza encontra-se a ser acompanhada pela equipa do Projeto LIFE Imperial que irá seguir no terreno os voos da jovem águia com recurso a tecnologia de seguimento remoto (emissores GSM e VHF), de modo a monitorizar o sucesso desta operação.
 

Este juvenil é uma das apenas 18 crias que nasceram em 2016 em Portugal. Espera-se com esta operação evitar a perda de um indivíduo desta espécie em Portugal, contribuindo para a conservação da Águia-imperial-ibérica, criticamente ameaçada no nosso país.

Águia-imperial recuperada devolvida à natureza