NOTÍCIAS  /  NOTÍCIAS  /  Dia Aberto LIFE Imperial em Castro Verde
NOTÍCIAS
Dia Aberto LIFE Imperial em Castro Verde
2016-06-24

No passado dia 24 de Junho, o Projeto LIFE Imperial realizou um Dia Aberto no Fórum Municipal de Castro Verde. Após a sessão inicial de boas-vindas pelos anfitriões Paulo Nascimento (Vereador da Câmara Municipal de Castro Verde) e Rita Alcazar (LPN), Paulo Marques (Coordenador do LIFE Imperial) apresentou o projeto e os esforços que têm sido feitos para a conservação da Águia-imperial-ibérica.

De seguida, teve lugar o Debate “Águia-imperial – perspetivas de conservação”, moderado por Rita Alcazar. Luís Palma (CIBIO) e Carlos Pacheco (LPN), especialistas na conservação da espécie, o gestor cinegético João Grosso e o Capitão Ribeiro (GNR) debateram a situação atual da Águia-imperial em Portugal e os principais problemas à sua conservação. O debate foi igualmente alargado à plateia, tendo sido levantadas e debatidas questões relacionadas com a gestão do habitat, o controlo de predadores e a utilização ilegal de venenos na Natureza.

Após o debate, seguiu-se um beberete com produtos regionais alentejanos numa das salas do Fórum Municipal, onde estiveram expostos os trabalhos dos alunos dos Ensinos Pré-escolar e 1º ciclo dos Agrupamentos de Escolas de Castro Verde e Almodôvar. Os trabalhos, cujo tema se centrou na Águia-imperial, foram realizados durante as atividades de Educação Ambiental do projeto nos dois concelhos.

O Dia Aberto terminou com uma demonstração da equipa cinotécnica da GNR, parceira do projeto, no Parque da Liberdade em Castro Verde. A demonstração foi coordenada pelo Guarda Raposo do Comando Territorial de Beja que pôs à prova as capacidades de deteção de venenos desta unidade cinotécnica. A demonstração não podia ter corrido melhor – os cães farejaram e assinalaram a correta presença do odor a “veneno”. As estrelas foram a Susy e o Yelo, dois dos sete cães adquiridos pela GNR, no âmbito do LIFE Imperial para auxiliar na ação contra o uso de veneno.

O Dia Aberto será repetido nas restantes áreas de intervenção do Projeto com o objetivo de envolver gestores cinegéticos e florestais, autarquias, escolas e população em geral na conservação da Águia-imperial-ibérica.

Debate “Águia-imperial – Perspetivas de Conservação”