NOTÍCIAS  /  NOTÍCIAS  /  Encontro europeu sobre envenenamento
NOTÍCIAS
Encontro europeu sobre envenenamento
2016-05-23

A LPN participou no encontro da plataforma LIFE Natura sobre envenenamento de animais selvagens, organizado pela Comissão Europeia através da Unidade LIFE-Natura, com o apoio da equipa externa de acompanhamento da NEEMO EEIG e do WWF Grécia.


O envenenamento intencional como resposta ao conflito entre as atividades humanas e a vida selvagem está entre os comportamentos ilegais contra o ambiente mais perigosos. O veneno constitui uma ameaça direta a muitas espécies e ecossistemas e condiciona o sucesso dos esforços de proteção e recuperação da biodiversidade. Representa ainda um perigo para a saúde pública devido à toxicidade e persistência das substâncias utilizadas.


O encontro da plataforma LIFE foi realizado no contexto da política da União Europeia sobre morte ilegal, captura e comércio de aves, e baseado no documento “Roadmap towards eliminating illegal killing, trapping and trade of birds”, promovendo a troca de informação e boas práticas entre Projetos LIFE, autoridades intervenientes na sensibilização, prevenção, recolha de provas e aplicação da lei.


A participação da LPN neste encontro incluiu a apresentação da comunicação “O contributo do LIFE Imperial para a luta contra o uso ilegal do veneno em Portugal”, na qual foi apresentada as ações do projeto LIFE HLA no âmbito da luta contra os venenos e a abordagem do Projeto LIFE Imperial a este tema. A apresentação incluiu ainda a descrição das ações do Projeto LIFE Imperial que abordam o tema dos venenos nas componentes de sensibilização, formação e aplicação da lei.

Na reunião estiveram presentes representantes da EASME (Agencia gestora de programas da UE, incluindo o Programa LIFE), da Comissão Europeia DG Ambiente, e ainda cerca de 50 participantes em representação de duas dezenas de Projetos LIFE. Neste encontro decorreu ainda uma demonstração da unidade cinotécnica de deteção de veneno do Projeto “Return of the Neophron” (LIFE10 NAT/BG/000152) realizada no Parque Nacional de Parnitha, Grécia.


O intercâmbio de informação e de experiência entre os diversos Projetos foi uma mais-valia para os participantes e onde se abordaram temas como a criação e atuação de unidades cinotécnicas, linhas de contacto de emergência, kits de recolha de amostras e formação. A publicação das conclusões e recomendações do encontro será efetuada no website do programa LIFE e partilhada no site do LIFE Imperial.

Apresentação da comunicação “O contributo do LIFE Imperial para a luta contra o uso ilegal do veneno em Portugal”