NOTÍCIAS  /  NOTÍCIAS  /  Recuperação de Grandes Águias
NOTÍCIAS
Recuperação de Grandes Águias
2015-11-16

Apesar da recuperação de aves de rapina ser frequentemente realizada com sucesso nos centros de recuperação de fauna selvagem em Portugal, a maioria destes casos são de aves de pequeno e médio porte. As aves de grande porte apresentam um conjunto de características que poderá transformar o seu tratamento e recuperação num verdadeiro desafio. Deste modo, o Projeto LIFE Imperial organizou o Workshop sobre Tratamento e Recuperação de Grandes Águias que decorreu nos dias 10 e 11 de Novembro, em Castro Verde e Olhão.


Este workshop possibilitou a partilha de conhecimentos ao nível ibérico sobre clínica e reabilitação de grandes águias como a Águia-imperial, a Águia-real, a Águia de Bonelli e a Águia-pesqueira. Durante os dois dias da formação, abordaram-se temas que podem potenciar a capacidade de recuperação destas aves nos centros de recuperação de fauna selvagem de Portugal.

O primeiro dia do workshop incluiu uma componente teórica sobre o tratamento e reabilitação de grandes águias, e uma componente prática, dividida num módulo de iniciação, que incluiu exame físico, administrações e ligaduras e num módulo avançado de traumatologia. Esta formação foi realizada por técnicos do GREFA (Grupo de Rehabilitación de la Fauna Autóctona y su Hábitat) de Madrid, com grande experiência nesta área. No segundo dia de workshop foram realizadas várias apresentações de casos clínicos e de medicina forense por técnicos de centros de recuperação. O workshop terminou com uma visita ao RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens, em Olhão, tendo o grupo sido brindado com a devolução à natureza de um mocho-galego recuperado neste centro e batizado de “Mocho-imperial”.

O workshop contou com a presença de 35 pessoas, entre as quais veterinários, e técnicos de centros de recuperação, biólogos, estudantes de Medicina Veterinária e Biologia da Conservação. A variedade de formação e nível de experiência dos presentes permitiu um diálogo muito interessante, para além do estabelecimento de contactos.

Este workshop foi organizado pela LPN e Câmara Municipal de Castro Verde (parceiras do Projeto LIFE Imperial), em colaboração com o RIAS (ALDEIA), o GREFA - Grupo de Rehabilitación de la Fauna Autóctona y su Hábitat (Madrid). A equipa do LIFE Imperial agradece a todos os participantes pelo contributo fundamental que deram para enriquecer esta formação!

Encontro sobre a Recuperação de Grandes Águias