NOTÍCIAS  /  NOTÍCIAS  /  Formação sobre aves de rapina
NOTÍCIAS
Formação sobre aves de rapina
2015-10-16

Nos dias 13, 14 e 15 de Outubro, a equipa da LPN do Projeto LIFE Imperial realizou, em Castro Verde e em Sagres, o curso “Identificação e Conservação de Aves de Rapina em Portugal”. Com este curso pretendeu-se aumentar o conhecimento dos participantes sobre as aves de rapina que ocorrem em Portugal e criar competências para a sua identificação no terreno e “na mão”. Foram abordados vários aspetos ligados à biologia e ecologia das aves de rapina, fatores de ameaças e medidas de conservação.

Com uma componente bastante prática, o curso pretendeu capacitar os participantes de técnicas para a identificação de aves de rapina diurnas e noturnas através de características diagnosticantes, dimensão, comportamento, características do voo e silhuetas. Foram também abordadas técnicas de recolha e manipulação de aves de rapina quando encontradas no campo feridas, debilitadas ou mortas decorrentes dos fatores de ameaça a que estão sujeitas. Foram igualmente ministrados conhecimentos sobre aspetos físicos e comportamentais indicadores de algumas situações com as quais se poderão deparar no decurso das suas atividades, como cativeiro ilegal, envenenamento, eletrocussão e abate a tiro.

O curso incluiu uma saída de campo a Sagres para observação e identificação de aves e ainda a identificação de cadáveres para praticar a identificação de aves quando são recolhidas. O curso pôs em evidência as dificuldades que, por vezes, a identificação de aves de rapina representa e permitiu aos participantes aplicar os conhecimentos e as técnicas aprendidas.

O curso foi dirigido a entidades envolvidas na proteção das aves e contou com a participação de 17 pessoas, entre militares da GNR/SEPNA, funcionários do ICNF, EDP Distribuição e CONFRAGRI. Esta formação foi realizada pela equipa da LPN do Projeto LIFE Imperial, com a colaboração da Câmara Municipal de Castro Verde e do RIAS/ALDEIA.

LIFE Imperial promove formação sobre aves de rapina