NOTÍCIAS  /  NOTÍCIAS  /  Intercâmbio ibérico sobre o uso de venenos no meio natural
NOTÍCIAS
Intercâmbio ibérico sobre o uso de venenos no meio natural
2015-03-02

No âmbito do Projeto LIFE Imperial, realizou-se em Madrid nos dias 26 e 27 de Fevereiro de 2015, o Workshop técnico sobre a luta contra o uso de venenos na Península Ibérica.

Este Workshop deu continuidade ao Intercâmbio entre Portugal e Espanha em matéria de combate ao uso ilegal de venenos. Avançou-se na procura de uma maior coordenação Ibérica no sentido de melhorar os planos de prevenção e atuação perante casos de envenenamento da fauna. Frequentemente usado com o objetivo de eliminar predadores generalistas, como raposas, e animais domésticos, como cães e gatos, o veneno contudo afeta indiscriminadamente a fauna, incluindo aves de rapina como a Águia-imperial-ibérica.

O uso de venenos é um delito difícil de erradicar e os seus autores permanecem muitas vezes impunes por falta de provas. Esta realidade torna premente a formação de agentes da autoridade e outros intervenientes neste tipo de investigação. No workshop estiveram representadas diversas entidades empenhadas no seu combate. O evento contou com a presença de 32 participantes entre agentes da autoridade da GNR e Polícia Judiciária, técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, juristas e magistrados e alguns membros do Programa Antídoto Portugal – Quercus, Grupo Lobo e ALDEIA, além dos parceiros do Projeto LIFE Imperial. A participação espanhola contou com representantes da SEO/BirdLife, do World Wildlife Fund/España, do GREFA - Grupo de Rehabilitación de la Fauna, da AEAFMA - Asociación Española de Agentes Forestales y de Medio Ambiente, da UNIVE - Unidad de Investigación contra el Veneno de Castilla La Mancha e do Seprona - Servicio de Protección de la Naturaleza de la Guardia Civil. No final da reunião os participantes elaboraram um documento de conclusões que pretende dar início a uma nova fase na luta contra o uso veneno e que tomará partido da troca de experiências ao nível Ibérico. 

O workshop decorreu na Sede da SEO/Birdlife em Madrid, entidade responsável pela sua organização e contou com o apoio da LPN.

Workshop sobre o uso de venenos no meio natural