NOTÍCIAS  /  NOTÍCIAS  /  LIFE Imperial vai à escola
NOTÍCIAS
LIFE Imperial vai à escola
2016-04-06

O Projeto LIFE Imperial iniciou, no 2º período deste ano letivo, as ações de Educação Ambiental com turmas do Ensino Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico dos Agrupamentos de Escolas de Almodôvar e Castro Verde. Estas ações têm como principal objetivo sensibilizar as comunidades escolares para a conservação da Águia-imperial-ibérica e do seu habitat. As atividades previstas incluem uma primeira sessão em sala de aula e uma saída de campo à herdade do Vale Gonçalinho, situado em plena estepe cerealífera do Baixo Alentejo no concelho de Castro Verde.


Nas sessões em sala de aula já realizadas, as atividades focaram a diversidade e características do grupo das aves e, em especial, da Águia-imperial e a sua ecologia – o que come e como caça, como se reproduz, qual o seu tamanho, entre outros aspetos. As crianças do Ensino Pré-escolar assistiram a um teatro infantil que contava a história de um casal de Águia-imperiais que tiveram duas crias e a vida destas desde o nacimento até abandonarem o ninho e se tornarem águias independentes. Os alunos do 1º ciclo realizaram várias atividades que incluíram a formação de diferentes grupos de aves, distinção das várias plumagens de Águia-imperial, observação de materiais biológicos como penas, pelo, escamas, crânios e ovos, e experiências com estes materiais. Todos os alunos tiveram ainda a oportunidade de observar de perto silhuetas em tamanho real de Águia-imperial e de outras aves de rapina para comparação de formas e tamanhos.


No final, foi deixado um desafio a cada uma das turmas – decorar de forma criativa uma Águia-imperial desenhada em tamanho real com materiais diversos à escolha dos alunos. Os trabalhos serão expostos em rotundas, entre outros locais de grande visibilidade, para dar a conhecer a espécie não só a toda a comunidade escolar, mas também à restante população de Almodôvar e Castro Verde.


Segundo os professores, “a primeira ação gerou um grande interesse e elevada motivação dos alunos para o desenvolvimento de atividades futuras sobre o tema”. O Projeto LIFE, com a motivação também reforçada, está já a preparar as saídas de campo a realizar durante o 3º período escolar, dando continuidade às aprendizagens sobre a espécie. Espera-se assim criar na comunidade escolar empatia pela Águia-imperial e alertar para as suas ameaças e importância da sua conservação, para que, a longo prazo, esta espécie emblemática deixe de estar ameaçada em Portugal.

LIFE Imperial vai à escola