NOTÍCIAS  /  NOTÍCIAS  /  Linhas elétricas mais seguras
NOTÍCIAS
Linhas elétricas mais seguras
2016-01-08

O Projeto LIFE Imperial tem como prioridade contribuir de forma significativa para o aumento da população de Águia-imperial-ibérica em Portugal. Este é um trabalho conjunto que envolve vários parceiros no combate às ameaças que afetam a espécie. Exemplo disso, é a ação de correção de linhas elétricas pela EDP Distribuição, iniciada em Dezembro de 2015, com vista à prevenção dos casos de eletrocussão de Águia-imperial.

Esta ação prevê a correção de 25km de linhas elétricas de alta perigosidade, até 2017, nas Zonas de Proteção Especial (ZPE) para as Aves de Castro Verde, Vale do Guadiana e Mourão/Moura/Barrancos. Neste sentido, iniciou-se a primeira fase da aplicação das medidas de proteção dos apoios, numa extensão de mais de 5 km, recorrendo a uma nova metodologia que combina, pela primeira vez, dois tipos diferentes de cobertura flexível de proteção de condutores. Deste modo, espera-se aumentar a eficácia e a durabilidade do isolamento, reduzindo ao máximo o perigo de eletrocussão.

A correção de linhas elétricas é justificada pelo elevado risco de eletrocussão, um dos fatores mais importantes de mortalidade não natural da Águia-imperial. A vulnerabilidade da espécie à eletrocussão deve-se à sua grande envergadura e à utilização de apoios de linhas elétricas como poisos. Até à data, estão confirmados 13 casos de mortalidade de Águia-imperial por eletrocussão em Portugal.

Cabe à equipa da LPN do Projeto LIFE Imperial acompanhar e monitorizar o impacte das intervenções nas linhas elétricas para avaliar o seu sucesso. Esta medida é um passo importante para a conservação da Águia-imperial a longo prazo no nosso país, beneficiando igualmente um conjunto alargado de outras espécies.

Correção de linhas elétricas