Início  /  LIFE & NATURA 2000  /  REDE NATURA 2000
REDE NATURA 2000



A Rede Natura 2000 é uma rede ecológica para o espaço Comunitário da União Europeia resultante da aplicação das Diretivas no 79/409/CEE (Diretiva Aves) e no 92/43/CEE (Diretiva Habitats) e tem por "objetivo contribuir para assegurar a biodiversidade através da conservação dos habitats naturais, da fauna e da flora selvagens no território europeu dos Estados-membros em que o Tratado é aplicável".


Esta rede é formada por: 1) Zonas de Proteção Especial (ZPE), estabelecidas ao abrigo da Diretiva Aves, que se destinam essencialmente a garantir a conservação das espécies de aves, e seus habitats, e das espécies de aves migratórias e cuja ocorrência seja regular; e por 2) Zonas Especiais de Conservação (ZEC), criadas ao abrigo da Diretiva Habitats, com o objetivo expresso de "contribuir para assegurar a Biodiversidade, através da conservação dos habitats naturais e dos habitats de espécies da flora e da fauna selvagens, considerados ameaçados no espaço da União Europeia".


A Rede Natura 2000 é composta por áreas de importância comunitária para a conservação de determinados habitats e espécies, nas quais as atividades humanas deverão ser compatíveis com a preservação destes valores, visando uma gestão sustentável do ponto de vista ecológico, económico e social.


A implementação da Rede Natura 2000 estrutura-se em 3 fases:


1. O Estado-membro identifica um número de sítios a proteger com base na presença de habitats/espécies listados na Diretiva Habitats, e de acordo com a avaliação científica das necessidades nacionais de conservação;


2. Os Estados-membros e a Comissão Europeia verificam a informação e consolidam as listas nacionais de Sítios de Importância Comunitária (SIC): um SIC representa uma fase intermédia na aprovação de um sítio Natura 2000, e contribui de forma significativa para manter ou restabelecer um tipo de habitat natural num estado de conservação favorável e para assegurar a diversidade biológica nas regiões biogeográficas envolvidas.


3. Depois de aprovadas todas as listas biogeográficas de sítios, os SIC deverão ser designados como ZEC.

 


Saiba mais em:
http://ec.europa.eu/environment/nature/natura2000/index_en.htm

 

 

LIFE & NATURA 2000